quarta-feira, 15 de maio de 2013

III - Encontro do PIBID em Iguatu, dias: 10,11 e 12 de junho




O III Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID/IFCE/CAPES, é uma realização dos Projetos PIBID Editais 2009 e 2011. Esse evento tem por objetivo socializar os trabalhos desenvolvidos por cada subprojeto, num exercício contínuo de construção das ações do PIBID-IFCE no Ceará.

Normas e Inscrição. 

A nossa História

Ainda em 2010, a primeira edição do Encontro foi realizada no IFCE Campus de Cedro e contou com a participação dos subprojetos dos Editais 2007 e 2009. Um dos principais resultados dessa primeira versão foi a consolidação do programa no âmbito institucional, permitindo sua ampliação, em 2011, de 6 para 10 subprojetos, com a inclusão das Licenciaturas em Educação Física.
A segunda edição deste evento ocorreu em 2011, no Campus Maracanaú, contou com a participação dos dois projetos institucionais, alunos e professores das escolas parceiras. Além disso, a presença de um representante da CAPES, Flávio Hermann. No evento foram apresentados trabalhos em formato de pôster e material concreto expostos em stands.Ainda em 2010, a primeira edição do Encontro foi realizada no IFCE Campus de Cedro e contou com a participação dos subprojetos dos Editais 2007 e 2009. Um dos principais resultados dessa primeira versão foi a consolidação do programa no âmbito institucional, permitindo sua ampliação, em 2011, de 6 para 10 subprojetos, com a inclusão das Licenciaturas em Educação Física.

A segunda edição deste evento ocorreu em 2011, no Campus Maracanaú, contou com a participação dos dois projetos institucionais, alunos e professores das escolas parceiras. Além disso, a presença de um representante da CAPES, Flávio Hermann. No evento foram apresentados trabalhos em formato de pôster e material concreto expostos em stands.
É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior - SESu, da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE .
Voltado para atender aos alunos das licenciaturas, é executado pelas Instituições de Ensino Superior – IES – em parceria com as Escolas de Educação Básica da rede pública, estadual ou municipal. Nesse sentido, o PIBID visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das IES, buscando consolidar a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública. Vale salientar que o programa objetiva propiciar aos licenciandos ações de ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de experiências docentes na Educação Básica, o exercício da pesquisa no contexto da docência e a vivência da extensão com sua inserção na escola pública.
Dessa forma, consolida-se uma parceria entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas de Educação Básica na formação de professores. Essa parceria, como já se pode comprovar nos resultados dos primeiros projetos desenvolvidos, promove a valorização do magistério; o fomento de experiências metodológicas inovadoras e a produção de materiais didáticos; a valorização do espaço da escola pública como campo de construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; a formação continuada dos professores da Educação Básica e dos professores formadores; contribui para uma significativa melhora no nível de aprendizagem do aluno da Educação Básica.

sábado, 27 de abril de 2013

PIBID - IFCE - Maracanaú

O Pibid IFCE Maracanaú, com a volta das aulas nas escolas Estaduais (Adahil Barreto Cavalcante e Liceu Estadual), iniciaram a aplicação de vários projetos desenvolvidos pelos bolsistas na 1ª etapa do Programa, entre eles o Projeto  HORTA ESCOLAR e o GIBITECA DA QUÍMICA ( O Projeto gibiteca da Química tem como objetivo: Estimular o ensino significativo da Química para alunos do Ensino Médio de forma interdisciplinar e contextualizada os assuntos abordados através das histórias em quadrinhos.)  Afinal é muito importante aprender se divertido.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

É só para se divertir um pouquinho galera !!!!!


CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO
A Quimica do Amor
 
Ouro Preto, zinco de agosto de 1978. 
 
Querida Valência Dois Mais: 
Sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por ti. Sabismuto bem que a amo. 
Ao deitar-me, ainda com o abajur acesio, quando descálcio meus sapatos, mercúrio no silício da noite, reflito e vejo que sinto sódio. 
Então,desesperadamente, chouro. Nosso namoro era cério, estava índio muito bem como se morássemos em um palácio de prata, 
e nunca causou nenhum escândio. Lembro-me de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão,perto da ponte de Hidrogênio. 
Você estava em um carro de cor grafite metálico com rodas de magnésio.No rádio tocava uma música da KCl. 
Houve uma forte atração entre nós dois e a ligação foi inevitável. Inclusive depois,quando lhe telefonei e você respondeu carinhosamente:
"Próton, com quem tenho o praseodímio de falar?"
Eu soube que a Inês contou que te embromo com esse namoro e que estou saindo com uma mina, amiga do Hélio.Cromio ela é mentirosa! 
Manganês deixar de onda e não acredita niquela diz, pois sabes que nunca agi de modo estanho contigo. 
Caso algum dia apronte alguma, procure um Avogadro e me metais na cadeia. Lembra-te, porém, que não me sais do pensamento. 
Sem ti,Valência, minha vida é um inferro.Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós,ou então irídio emboro.
Eu até já disse quimicasaria com você. De antimônio posso assegurar-te que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável. 
Oxigênio cruel tu tens, Valência!Não permetais que eu cometa algo errádio. 
Por que me fazer sofrer tanto assim,sabendo que tu és a luz que alumínio meu caminho?  
 
Abrácidos comovidros deste que muito te ama, 

Oscar  Boro



Os alquimistas foram os precursores da química.
Os alquimistas foram os precursores da química.

Você já se perguntou por que estudar Química?

Não é do conhecimento de todos, mas o estudo dessa ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Imagine se uma pessoa que viveu no século XVI pudesse viajar pelo tempo e ver as inúmeras novidades do século XXI? Ela iria encontrar, por exemplo, um aparelho chamado televisão que é um produto da era tecnológica na qual vivemos e se perguntaria: Como isso é possível?

Daí você pode pensar: Mas o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente.

Nesta seção você terá acesso a inúmeras curiosidades do nosso cotidiano, todas relacionadas com a Química Experimental, saber como são produzidos os mais variados objetos e de quê eles são feitos. Confira!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Organização e limpeza do NUFOP.



Reunião do dia 10 de abril.


  Pauta da reunião
- Organização para a recepção das nossas coordenadoras institucionais.
- participação e elaboração de resumos para o SIMPEQUI;
- verificar os projetos que já estão em andamento e avaliar a questão dos custos para a realização dos mesmos;
- iniciar os nossos encontros do grupo de estudo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Previa - Minicurso de férias


PARABÉNS PESSOAL! Esse foi só o começo de uma grande jornada de crescimento e aprendizado como bolsistas PIBID. Parabéns também aos professores Halyson Gomes e Caroline Sampaio por todas as observações, vocês são show!

Previa das apresentações do minicurso de férias.



     Os alunos e bolsistas do PIBID, do curso de licenciatura em química do Campus IFCE Maracanaú, apresentaram hoje a previa para o minicurso de férias que ocorrerá do dia 23 a 27 de julho de 2012. Os bolsistas do Colégio Estadual Adahil Barreto Cavalcante, com a temática ‘’química dos alimentos’’, abordaram os seguintes subtemas: Segurança laboratorial, amidos e proteínas, aditivos químicos, ácidos e bases, calorimetria, vitaminas e lipídios. Já a equipe do Colégio Estadual Liceu de Maracanaú, com a temática ''química do cotidiano'' apresentou os seguintes subtemas: Segurança laboratorial, substâncias e misturas, tabela periódica; ácidos e bases.