![]() |
Coordenadoras do PIBID, Mª Cleide Barroso e Caroline Sampaio. |
![]() |
PIBID no evento ENALIC em Natal. |
![]() |
Alunas do PIBID preparando as atividades. |
![]() |
Alunos da Escola Adahil Barreto |
![]() ![]() |
SERVIÇO PÚBLICO
FEDERAL
INSTITUTO
FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
|
LOGO PIBID IFCE
|
Subprojeto
|
Distribuindo
os elétrons
|
Campus
|
Maracanaú
|
||||
AÇÃO
|
|||||||
ESCOLA(S)
|
E.E.M. Adahil
Barreto Cavalcante
|
||||||
Responsáveis
|
|||||||
Atividade do
projeto
|
Distribuindo
os elétrons: Jogando com a Química
|
||||||
Período da
atividade
|
Novembro.
|
||||||
Objetivo da
atividade
|
Mostrar que o
diagrama de Linus Pauling é uma estrutura simples de ser entendida e com o
exercício de sua prática, de forma lúdica, isto fica ainda mais fácil de se
compreender.
|
||||||
Tipo de
produção
|
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
|
X
|
ARTÍSTICO-CULTURAIS
|
TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA
E OUTRAS
|
|||
BIBLIOGRÁFICAS
|
DESPORTIVAS E LÚDICAS
|
X
|
|||||
Descrição da
atividade
|
·
Jogo lúdico.
|
||||||
Resultados
alcançados
|
Maior
interesse em conhecer, exercitar e responder, às atividades propostas com
relação ao conteúdo proposto.
|
||||||
Produto da atividade
|
Jogo concreto:
feito com material simples e alternativo.
|
||||||
![]() |
Bolsistas PIBID e alunos do minicurso
|
![]() |
Creme Dental e detergentes produzidos.
|
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO
CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
|
Subprojeto
|
Química no
cotidiano
|
Campus
|
Maracanaú
|
||||
ESCOLA(S)
|
|||||||
Responsáveis
|
Dione
Silve, Rogério Queiroz, Valeska Oliveira, Vitória Vitorino.
|
||||||
Atividade do
projeto
|
Execução
de práticas e conceitos teóricos da ciência química com atividades que fazem
parte do dia-dia do corpo de alunos.
|
||||||
Período da
atividade
|
Ocorreu
no período: Agosto- Novembro. (Com as turmas de primeiro ano do turno da
manhã da escola em questão.)
|
||||||
Objetivo da
atividade
|
Mostrar
que a ciência química está evidenciada em atividades do nosso diadia e que
podemos visualizar, explicando e entendendo muitos conceitos que são vistos
em sala de aula.
|
||||||
Tipo de
produção
|
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
|
x
|
ARTÍSTICO-CULTURAIS
|
TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA
E OUTRAS
|
|||
BIBLIOGRÁFICAS
|
x
|
DESPORTIVAS E LÚDICAS
|
x
|
||||
Descrição da
atividade
|
Prática de laboratório;
Jogo
lúdico.
|
||||||
Resultados
alcançados
|
Maior
interesse em conhecer uma disciplina, que por muitas vezes é vista de forma
abstrata e distante de um bom aprendizado.
|
||||||
Produto
da
atividade
|
Material com
práticas simples para as atividades de laboratório da escola.
|
||||||