sexta-feira, 17 de julho de 2015

ENALIC - Rio Grande do Norte.

Coordenadoras do PIBID, Mª Cleide Barroso e Caroline Sampaio.


PIBID no evento ENALIC em Natal.


PROJETO DISTRIBUINDO OS ELÉTRONS

Alunas do PIBID preparando as atividades.
Alunos da Escola Adahil Barreto

http://www.novaconcursos.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/05/IFCE.jpghttp://www.novaconcursos.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/05/IFCE.jpg
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
LOGO PIBID IFCE

ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Distribuindo os elétrons
Campus
Maracanaú


AÇÃO

ESCOLA(S)
E.E.M. Adahil Barreto Cavalcante
Responsáveis
Anne Katiuscia Costa; Keyla Costa Couto; Gabrielly
Atividade do projeto

Distribuindo os elétrons: Jogando com a Química
Período da atividade
Novembro.
Objetivo da atividade
Mostrar que o diagrama de Linus Pauling é uma estrutura simples de ser entendida e com o exercício de sua prática, de forma lúdica, isto fica ainda mais fácil de se compreender.
Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
X
ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS
X

Descrição da atividade
·         Jogo lúdico.
Resultados alcançados
Maior interesse em conhecer, exercitar e responder, às atividades propostas com relação ao conteúdo proposto.
Produto da atividade
Jogo concreto: feito com material simples e alternativo.




QUÍMICA NO COTIDIANO

Bolsistas PIBID e alunos do minicurso


Creme Dental e detergentes produzidos.






SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID




ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Química no cotidiano
Campus
Maracanaú




ESCOLA(S)
E.E.M. Adahil Barreto Cavalcante
Responsáveis
Dione Silve, Rogério Queiroz, Valeska Oliveira, Vitória Vitorino.
Atividade do projeto
Execução de práticas e conceitos teóricos da ciência química com atividades que fazem parte do dia-dia do corpo de alunos.
Período da atividade
Ocorreu no período: Agosto- Novembro. (Com as turmas de primeiro ano do turno da manhã da escola em questão.)
Objetivo da atividade
Mostrar que a ciência química está evidenciada em atividades do nosso diadia e que podemos visualizar, explicando e entendendo muitos conceitos que são vistos em sala de aula.
Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
x
ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS
x
DESPORTIVAS E LÚDICAS
x

Descrição da atividade
  Prática de laboratório;
  Jogo lúdico.
Resultados alcançados
Maior interesse em conhecer uma disciplina, que por muitas vezes é vista de forma abstrata e distante de um bom aprendizado.
Produto da
atividade
Material com práticas simples para as atividades de laboratório da escola.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Minicurso Química na Cozinha da um Gostinho de Quero Mais

Neste minicurso os bolsistas do Pibid levam aos alunos receitas de vários alimentos utilizados pelos mesmos e exploram a QUÍMICA através de assuntos do cotidiano dos alunos e suas vivências em casa.