sexta-feira, 17 de julho de 2015

Projeto Qualidade das Águas - Uma Análise Instrumental





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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID


ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE


Subprojeto
Química
Campus
Maracanaú


AÇÃO
Minicurso Semana de Química: Qualidade das Águas - uma análise Instrumental
ESCOLA(S)
Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira
Responsáveis
Rafaele Sousa do Nascimento; Magna Brandão; Tássia Pinheiro de Sousa
Atividade do projeto
Minicurso
Período da atividade
22/05/14 a 23/05/14
Objetivo da atividade
Os alunos participantes da atividade serão capazes de:
Caracterizar e demonstrar os parâmetros de qualidade das águas;
Conhecer os principais indicadores de qualidade de água;
Determinar os Parâmetros Químicos, Físicos e Biológicos.

Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS


Descrição da atividade
Os conteúdos administrados serão visualizados pelo uso de data-show. Ao decorrer do curso, serão feitas atividades práticas com os alunos, que farão experimentos de acordo com o tema.
Resultados alcançados
Apropriação do conhecimento químico da água por parte dos alunos, bem como, um novo olhar ambiental.

Produto da atividade
I. Plano de Aula: 22/05/14
II. Dados de Identificação:
Escola: E.E.E.P.Maria Carmem Vieira Moreira
Professor (a):Rafaele Sousa do Nascimeto
Professor (a): Magna Brandão
Mini Curso: Qualidade das Águas - uma análise Instrumental
Turma: 1° 2° e 3° ano
Período: Tarde

III. Tema:
- A água contém, geralmente, diversos componentes, os quais provêm do próprio ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas. Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

IV. Objetivos:

Objetivo geral: Caracterizar e demonstrar os parâmetros de qualidade das águas.
Objetivos específicos:
          Conhecer os principais indicadores de qualidade de água;
          Determinar os Parâmetros Químicos, Físicos e Biológicos.
.

V. Conteúdo:
* Parâmetros físicos: temperatura, sabor e odor, cor, turbidez, condutividade elétrica.
* Parâmetros Químicos: Ph, alcalinidade, acidez, dureza, compostos químicos dissolvidos.
* Matérias Primas

VI. Desenvolvimento do tema: Os conteúdos administrados serão visualizados pelo data-show. Ao decorrer do curso, serão feitas atividades práticas com os alunos, que farão experimentos de acordo com o tema.

VII. Recursos didáticos: Lousa, pincel, data-show , laboratório.

VIII: Bibliografia: Artigo - Parâmetros e indicadores de Qualidade de Água - César Valmor, Odone Machado, Verno Krüger - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


I. Plano de Aula: 23/05/14
II. Dados de Identificação:
Escola: E.E.E.P.Maria Carmem Vieira Moreira
Professor (a): Rafaele Sousa do Nascimento
Professor (a): Magna Brandão
Mini Curso: Qualidade das Águas - uma análise Instrumental
Turma: 1° 2° e 3° ano
Período: Tarde

III. Tema:
- A água contém, geralmente, diversos componentes, os quais provêm do próprio ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas. Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

IV. Objetivos:

Objetivo geral: Caracterizar e demonstrar os parâmetros de qualidade das águas.
Objetivos específicos:
          Conhecer os principais indicadores de qualidade de água;
          Determinar os Parâmetros Químicos, Físicos e Biológicos.

V. Conteúdo:
* Parâmetros Biológicos: Coliformes, algas;
* Padrôes de qualidade da água;
* Experimentos.
VI. Desenvolvimento do tema: Os conteúdos administrados serão visualizados pelo data-show.
Ao decorrer do curso, serão feitas atividades práticas com os alunos, através de experimentos de acordo com o tema abordado.

VII. Recursos didáticos: Lousa, pincel, data-show , laboratório.

VIII: Bibliografia: Artigo - Parâmetros e indicadores de Qualidade de Água - César Valmor, Odone Machado, Verno Krüger - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


ENALIC - Rio Grande do Norte.

Coordenadoras do PIBID, Mª Cleide Barroso e Caroline Sampaio.


PIBID no evento ENALIC em Natal.


PROJETO DISTRIBUINDO OS ELÉTRONS

Alunas do PIBID preparando as atividades.
Alunos da Escola Adahil Barreto

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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
LOGO PIBID IFCE

ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Distribuindo os elétrons
Campus
Maracanaú


AÇÃO

ESCOLA(S)
E.E.M. Adahil Barreto Cavalcante
Responsáveis
Anne Katiuscia Costa; Keyla Costa Couto; Gabrielly
Atividade do projeto

Distribuindo os elétrons: Jogando com a Química
Período da atividade
Novembro.
Objetivo da atividade
Mostrar que o diagrama de Linus Pauling é uma estrutura simples de ser entendida e com o exercício de sua prática, de forma lúdica, isto fica ainda mais fácil de se compreender.
Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
X
ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS
X

Descrição da atividade
·         Jogo lúdico.
Resultados alcançados
Maior interesse em conhecer, exercitar e responder, às atividades propostas com relação ao conteúdo proposto.
Produto da atividade
Jogo concreto: feito com material simples e alternativo.




QUÍMICA NO COTIDIANO

Bolsistas PIBID e alunos do minicurso


Creme Dental e detergentes produzidos.






SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID




ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Química no cotidiano
Campus
Maracanaú




ESCOLA(S)
E.E.M. Adahil Barreto Cavalcante
Responsáveis
Dione Silve, Rogério Queiroz, Valeska Oliveira, Vitória Vitorino.
Atividade do projeto
Execução de práticas e conceitos teóricos da ciência química com atividades que fazem parte do dia-dia do corpo de alunos.
Período da atividade
Ocorreu no período: Agosto- Novembro. (Com as turmas de primeiro ano do turno da manhã da escola em questão.)
Objetivo da atividade
Mostrar que a ciência química está evidenciada em atividades do nosso diadia e que podemos visualizar, explicando e entendendo muitos conceitos que são vistos em sala de aula.
Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
x
ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS
x
DESPORTIVAS E LÚDICAS
x

Descrição da atividade
  Prática de laboratório;
  Jogo lúdico.
Resultados alcançados
Maior interesse em conhecer uma disciplina, que por muitas vezes é vista de forma abstrata e distante de um bom aprendizado.
Produto da
atividade
Material com práticas simples para as atividades de laboratório da escola.