quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Química da vida: Metodologias de Ensino de Química


Alunos do 1º ano B e C vendo a teoria.


                     Materiais Utilizados                      Alunos no Laboratório colocando em prática a teoria


INTRODUÇÃO

Este trabalho analisou as diversas formas de apresentar a Química em ambiente extra sala de aula, no intuito de interligar o aprendizado da mesma ao que é proposto na sala de aula, estabelecendo a interdisciplinaridade com outras áreas da ciência, no âmbito social, econômico, tecnológico e meio ambiente. Nesta perspectiva investigamos novas maneiras que estimulem a curiosidade dos educandos através de assuntos pertencentes ao seu cotidiano. Neste estudo abordados os seguintes assuntos: Química e jogos, Química e alimentos, Química e tecnologia. Nosso estudo objetivou destacar metodologias, atividades e jogos que possam auxiliar os docentes na apresentação dos conteúdos químicos, com o intuito de dinamizar e despertar o censo crítico dos alunos.

MÉTODOS

O trabalho teve como espaço para a realização a escola estadual Adahil Barreto Cavalcante, localizada no município de Maracanaú, tendo como sujeitos de pesquisa quinze alunos do 1º ano desta mesma escola. Diversas atividades foram realizadas com o objetivo de dinamizar o ensino dos conceitos químicos, dentre eles citamos: química na cozinha, química e jogos, química e higiene e com maior ênfase destaco neste trabalho os conceitos químicos de cinética que foram trabalhados através de uma prática com um determinado comprimido efervescente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com a explanação dos conceitos de cinética houve uma boa assimilação sobre o assunto. Depois que foi realizado o experimento com os alunos, houve uma maior compreensão do tema abordado. Como um todo, o alunos passaram a ter um maior discernimento da química que está ao nosso redor cotidianamente.

CONCLUSÃO

A explanação dos conceitos químicos aliado a prática com a participação dos alunos mostrou-se um método eficaz, pois foi intercalado a teoria com a prática, e isso colaborou para uma melhor visualização do tema trabalhado. Além que o assunto contribuiu para os alunos entenderem melhor alguns processos e reações químicas que ocorrem no cotidiano e passam despercebido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário