quarta-feira, 22 de julho de 2015

USO DA QUÍMICA FORENSE COMO UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DA QUÍMICA.

Realização do minicurso nas escolas de Maracanaú

INTRODUÇÃO


A ciência forense é um tema que desperta bastante curiosidade entre as pessoas devido à importância de provas materiais que auxiliam na elucidação de crimes de grande repercussão ou não na sociedade. A interdisciplinaridade constitui uma marca dessa ciência, visto que os conceitos teóricos aplicados em conjunto são fundamentais para o sucesso de uma investigação. Manchas de sangue, armas de fogo, impressões digitais, DNA, roupas, documentos caracterizam o local de crime. Esse conhecimento se apresenta como uma importante ferramenta de auxilio, fundamental para autoridades policiais e jurídicas, na busca pela justiça.

METODOLOGIA


vProjeto de extensão do IFCE Campus Maracanaú;
v Bolsistas: 3 bolsistas IFCE  e 1 bolsista voluntário;
v Período: agosto de 2014 a janeiro de 2015
v Horário: os encontros nas escolas ocorrem no turno da tarde
v Vagas: 25 alunos de turmas de 2° e 3° anos.
v  Sujeitos:
    Público Alvo: alunos do Ensino Médio de escolas estaduais do Município de Maracanaú. São ofertadas 25 vagas para a realização do Minicurso, o qual ocorrem no laboratório de ciências das escolas.
v Conteúdo Programático:
- Extração de DNA e característica das ligações químicas;
-Sangue e conceitos de acidez e basicidade;
-Toxicologia e abordagem das funções orgânicas;
- Balística Forense e apresentação de algumas funções inorgânicas;
- Identificação de Impressões Digitais;


RESULTADOS PARCIAIS

vElaboração de materiais de apoio para a realização dos minicursos (slides com a cena do crime, slides com os assuntos de química abordados, apostilas com os procedimentos experimentais).
vRealização do minicurso nas escolas de Maracanaú.

CONCLUSÃO

A apresentação da química forense para ser utilizada como ferramenta no ensino de química corroborou para uma melhor assimilação dos conteúdos abordados, além de apresentar as ciências de forma contextualizada e dinâmica, despertando o interesse dos alunos contemplados pela disciplina. O tema também constitui uma realidade no nosso dia-a-dia e se apresenta como uma importante ferramenta para diversas áreas do conhecimento na busca pela justiça. 

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