sexta-feira, 17 de julho de 2015

Prevenção ao uso de Drogas e Entorpecentes


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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID


ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE


Subprojeto

Campus
Maracanaú


AÇÃO
Minicurso: Prevenção ao uso de Drogas e Entorpecentes
ESCOLA(S)

Responsáveis
Antonio Gilmárcio, Edvânio Camurça, Pedro Joseano, Tássia Pinheiro
Atividade do projeto
Minicurso
Período da atividade
20/10/14 a 05/12/14
Objetivo da atividade
Ajudar na prevenção ao uso indevido de drogas, através da educação de jovens regularmente matriculados na escola.

Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS


Descrição da atividade
Algumas considerações metodológicas são necessárias para garantir que o conteúdo proposto se desenvolva de forma dinâmica e, para isso, a aula será desenvolvida em um processo envolvendo:
 - Aula expositiva em sala; em que os docentes irão expor suas explicações sobre o assunto da aula, e os discentes poderão tirar as possíveis dúvidas sobre o conteúdo abordado.
  - Exposição de um vídeo embasado no assunto abordado em sala.

Resultados alcançados
Mudança de comportamento,
Conhecimentos Químicos que envolvem as drogas abordadas.
Produto da atividade
PLANO DE AULA
ALUNOS: Antonio Gilmárcio,           Edvânio Camurça, Pedro Joseano                                                                        TURMA: 2º A, B, C e D
TEMA: Prevenção ao uso de Drogas e Entorpecentes
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Química, Biologia, História
1. ASSUNTO DA AULA:Prevenção ao uso de Drogas e Entorpecentes

2. OBJETIVO GERAL
Ajudar na prevenção ao uso indevido de drogas, através da educação de jovens regularmente matriculados na escola.

3. OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
- Definir o termo droga, e demonstrar através de slides algumas informações sobre o tabagismo, alcoolismo e a cocaína, abordando sua estrutura química, riscos e conseqüências do consumo de tais drogas.


4. CONTEÚDOS
Definição de drogas; classificação das drogas quanto à origem; tabagismo, nicotina, composição química do cigarro, riscos do tabagismo, etc; alcoolismo, teor alcoólico, efeitos do álcool,  riscos e conseqüências, Lei Seca, etc; Cocaína, definição, formas de consumo,  estrutura química, efeitos e riscos da cocaína.

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Algumas considerações metodológicas são necessárias para garantir que o conteúdo proposto se desenvolva de forma dinâmica e, para isso, a aula será desenvolvida em um processo envolvendo:
 - Aula expositiva em sala; em que os docentes irão expor suas explicações sobre o assunto da aula, e os discentes poderão tirar as possíveis dúvidas sobre o conteúdo abordado.
  - Exposição de um vídeo embasado no assunto abordado em sala.

6. RECURSOS
- Apresentação de slides elaborados no programa Power Point – Microsoft Office
- Recursos computacionais e projetores de imagem (data-show);
- Material de apoio com atividades


7 – BIBLIOGRAFIA
       SENAD – www. senad.gov.br
       www.obid.senad.gov.br
       www.google.com.br
       Cartilhas educativas disponíveis do Ministério da Justiça.
       Cartilhas Proerd – Policia Militar do Ceará – Governo do Estado do Ceará.

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