quarta-feira, 22 de julho de 2015

PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS, UMA SOLUÇÃO PARA A EVASÃO ESCOLAR.



O projeto surge da análise de resultados de estudos sobre os altos índices de evasão e distorção escolar em nosso país, mas especificamente a região do Município de Maracanaú. Tal problemática tem sua justificativa no contexto social de carência material, ou seja, a baixa renda familiar, pois muitos alunos são levados pela opção do trabalho em detrimento do estudo. Assim, como proposta de estudo seria a associação do conhecimento teórico escolar com a prática remunerada no intuito de garantir maior frequência dos alunos nas escolas e promover geração de renda para si e suas famílias. Diante desse contexto, o projeto desenvolvido pelos alunos de Licenciatura-Química, em Maracanaú-CE busca mostrar aos alunos como confeccionar cosméticos de forma caseira com auxílio de conhecimentos químicos, utilizando materiais de baixo custo que no fim gerarão renda para os participantes. Portanto, por meio de pesquisa foi avaliado que produtos como sabonetes, aromatizantes, xampus e outros cosméticos seriam o ideal a serem produzidos por eles devido a facilidade na produção e na venda; e assim, os alunos poderão fazer um link com os conhecimentos escolares e a geração de renda. Em suma, é esperado que, até a finalização do projeto os índices de evasão e distorção diminuam e os alunos possam assim permanecer em sala de aula e contribuir financeiramente para suas famílias, agregando conhecimento e produtividade concomitantemente.

INTRODUÇÃO
O projeto  Produção de Cosméticos, uma solução à evasão escolar foi  desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE – Campus Maracanaú.  O mesmo buscou ser uma nova forma de ensino de química conectado a uma forma de remuneração para os alunos.

  Sua aplicação ocorreu com os alunos de primeiro a terceiro ano da EEM Prof. Clodoaldo Pinto durante os meses de setembro á novembro deste ano.
MÉTODOS
As oficinas basearam-se em três pilares: teoria, prática e empreendedorismo. No aporte teórico, abordou-se temas e conceitos químicos que estão relacionado com os cosméticos. Na parte prática, os alunos foram apresentados ao laboratório de uma forma geral e a cada aula os mesmos aprendiam como utilizar as vidrarias e utensílios necessários. Pro fim, foi apresentado como os produtos por eles produzidos poderiam ser vendidos.
  Dessa forma, os alunos conseguiram entender como a teoria funciona na prática, ocasionando uma aprendizagem efetiva.
  Ao final do projeto foi aplicado um questionário que buscou dimensionar como as oficinas modificou o nível de conhecimento dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A escola na qual o projeto foi aplicado possui em suas metas a criação de meios onde alunos possam permanecer estudando mesmo tendo a necessidade de trabalhar e foi com essa necessidade que o estudo foi desenvolvido.
  Com isso, ao se utilizar os cosméticos artesanais foi possível explicar e desmistificar conceitos químicos, que a priori, não eram compreendidos pelos alunos, atrelado a isso encontra-se o empreendedorismo, que além de ajudar na renda familiar soluciona a problemática da evasão escolar, ocasionando a permanência dos alunos em sala.
CONCLUSÃO
Aumento no nível de conhecimento dos alunos;
Ampliação do interesse dos alunos pela química;
Diminuição nas taxas de evasão.

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