O projeto surge da análise de
resultados de estudos sobre os altos índices de evasão e distorção escolar em
nosso país, mas especificamente a região do Município de Maracanaú. Tal
problemática tem sua justificativa no contexto social de carência material, ou
seja, a baixa renda familiar, pois muitos alunos são levados pela opção do
trabalho em detrimento do estudo. Assim, como proposta de estudo seria a
associação do conhecimento teórico escolar com a prática remunerada no intuito
de garantir maior frequência dos alunos nas escolas e promover geração de renda
para si e suas famílias. Diante desse contexto, o projeto desenvolvido pelos
alunos de Licenciatura-Química, em Maracanaú-CE busca mostrar aos alunos como
confeccionar cosméticos de forma caseira com auxílio de conhecimentos químicos,
utilizando materiais de baixo custo que no fim gerarão renda para os
participantes. Portanto, por meio de pesquisa foi avaliado que produtos como
sabonetes, aromatizantes, xampus e outros cosméticos seriam o ideal a serem
produzidos por eles devido a facilidade
na produção e na venda; e assim, os alunos poderão fazer um link com os conhecimentos escolares e a
geração de renda. Em suma, é esperado que, até a finalização do projeto os
índices de evasão e distorção diminuam e os alunos possam assim permanecer em
sala de aula e contribuir financeiramente para suas famílias, agregando
conhecimento e produtividade concomitantemente.
INTRODUÇÃO
O
projeto Produção de Cosméticos, uma
solução à evasão escolar foi
desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE – Campus Maracanaú. O mesmo buscou ser uma nova forma de ensino de
química conectado a uma forma de remuneração para os alunos.
Sua aplicação ocorreu com os alunos
de primeiro a terceiro ano da EEM Prof. Clodoaldo Pinto durante os meses de
setembro á novembro deste ano.
MÉTODOS
As
oficinas basearam-se em três pilares: teoria, prática e empreendedorismo. No
aporte teórico, abordou-se temas e conceitos químicos que estão relacionado com
os cosméticos. Na parte prática, os alunos foram apresentados ao laboratório de
uma forma geral e a cada aula os mesmos aprendiam como utilizar as vidrarias e
utensílios necessários. Pro fim, foi apresentado como os produtos por eles
produzidos poderiam ser vendidos.
Dessa forma, os alunos conseguiram
entender como a teoria funciona na prática, ocasionando uma aprendizagem
efetiva.
Ao final do projeto foi aplicado um
questionário que buscou dimensionar como as oficinas modificou o nível de
conhecimento dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A
escola
na qual o projeto foi aplicado possui em suas metas a criação de meios onde
alunos possam permanecer estudando mesmo tendo a necessidade de trabalhar e foi
com essa necessidade que o estudo foi desenvolvido.
Com isso, ao se
utilizar os cosméticos artesanais foi possível
explicar e desmistificar conceitos químicos, que a
priori,
não eram compreendidos pelos alunos, atrelado a isso encontra-se
o empreendedorismo, que além de ajudar na renda familiar soluciona a
problemática da evasão escolar, ocasionando a permanência dos alunos em sala.
CONCLUSÃO
•Aumento no nível de conhecimento dos
alunos;
•Ampliação do interesse dos alunos pela
química;
•Diminuição nas taxas de evasão.
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