sexta-feira, 17 de julho de 2015

JOGO LÚDICO: "JOGO DOS BALÕES QUÍMICOS."



TURMA 1 - E.E.M.Adahil Barreto Cavalcante
TURMA 2 - E.E.M.Adahil Barreto Cavalcante

FIGURA 3

INTRODUÇÃO 

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da utilização da atividade lúdica como uma alternativa que facilite a aquisição de conhecimentos no ensino de química. Tendo em vista a falta de interesse e dedicação de parte dos alunos do Ensino Médio para com a Química - por consideram a disciplina complicada e repleta de cálculos matemáticos e fórmulas –, o objetivo deste trabalho foi inovar o ensino através da aplicação e produção de um jogo que possa facilitar o entendimento do conteúdo visto em sala de aula, de forma dinâmica abordando a química no cotidiano dos mesmos.

METODOLOGIA 

A execução da atividade teve como lócus a escola estadual Adahil Barreto Cavalcante que se encontra no município de Maracanaú e teve como sujeitos da pesquisa um grupo de quinze alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
O “Jogo dos Balões Químicos” é uma competição de perguntas e respostas entre equipes que são separadas por balões de cores diferentes; cada membro da equipe recebe um balão que poderá ser estourado caso o mesmo responda uma das questões incorretamente. Vence a equipe que permanecer no jogo com a maior quantidade de balões. (FIGURA 3 - imagem da apresentação.)
Antes de iniciar o jogo, os alunos assistiram à apresentação de uma aula  com o tema Química no Cotidiano, onde foram tratados temas como a água, química na cozinha, a química do amor e das sensações, medicamentos, química na indústria e etc.
O jogo busca incentivar os estudantes e vai contra a rotina das aulas diárias, além de estimular a capacidade de trabalhar em grupo e estimular a interação entre professor e aluno. O jogo dos balões químicos foi desenvolvido com materiais de baixo custo, como balões, folhas de ofício e etc. E também utiliza dos dispositivos tecnológicos para se aproximar da linguagem jovem. 

RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Ao apresentar o jogo dos balões químicos, notou-se uma grande curiosidade por parte dos alunos. Eles queriam saber de imediato como funcionava o jogo, quais as regras e quando iriam iniciar. A aplicação do jogo apontou que há um entusiasmo e curiosidade dos mesmos, motivando o interesse dos estudantes a participarem das aulas.
Quando foram questionados quanto ao conhecimento adquirido através da forma como fora abordado o conteúdo de Química, ou seja, através do jogo, 100 % da amostra apontaram que o jogo facilitou a aprendizagem do conteúdo de forma qualitativa. 

CONCLUSÕES


Concluiu-se ao final desse trabalho que a relevância dos jogos e métodos diferenciados está na possibilidade de apresentar para o aluno uma nova forma de encarar um conteúdo que poderia ser abordado de maneira maçante e, através dessa nova visão, incentivá-lo a ser um indivíduo capaz de analisar e compreender situações químicas que ocorrem no cotidiano com mais facilidade. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário