TURMA 1 - E.E.M.Adahil Barreto Cavalcante |
TURMA 2 - E.E.M.Adahil Barreto Cavalcante |
FIGURA 3 |
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta reflexões
acerca da utilização da atividade lúdica como uma alternativa que facilite a
aquisição de conhecimentos no ensino de química. Tendo em vista a falta de
interesse e dedicação de parte dos alunos do Ensino Médio para com a Química -
por consideram a disciplina complicada e repleta de cálculos matemáticos e
fórmulas –, o objetivo deste trabalho foi inovar o ensino através da aplicação
e produção de um jogo que possa facilitar o entendimento do conteúdo visto em
sala de aula, de forma dinâmica abordando a química no cotidiano dos mesmos.
METODOLOGIA
A execução da
atividade teve como lócus a escola estadual Adahil Barreto Cavalcante que se encontra no município de
Maracanaú e teve como sujeitos da pesquisa um grupo de quinze alunos do
primeiro ano do Ensino Médio.
O “Jogo dos Balões Químicos” é uma
competição de perguntas e respostas entre equipes que são separadas por balões
de cores diferentes; cada membro da equipe recebe um balão que poderá ser
estourado caso o mesmo responda uma das questões incorretamente. Vence a equipe
que permanecer no jogo com a maior quantidade de balões. (FIGURA 3 - imagem da apresentação.)
Antes
de iniciar o jogo, os alunos assistiram à apresentação de uma aula com o tema Química no Cotidiano, onde foram
tratados temas como a água, química na cozinha, a química do amor e das
sensações, medicamentos, química na indústria e etc.
O jogo busca incentivar os estudantes e vai contra a rotina das aulas
diárias, além de estimular a capacidade de trabalhar em grupo e estimular a
interação entre professor e aluno. O jogo dos balões químicos foi desenvolvido com
materiais de baixo custo, como balões, folhas de ofício e etc. E também utiliza dos
dispositivos tecnológicos para se aproximar da linguagem jovem.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ao apresentar o jogo dos balões químicos, notou-se uma grande curiosidade por
parte dos alunos. Eles queriam saber de imediato como funcionava o jogo, quais
as regras e quando iriam iniciar. A aplicação do jogo apontou que há um
entusiasmo e curiosidade dos mesmos, motivando o interesse dos estudantes a
participarem das aulas.
Quando foram questionados quanto ao
conhecimento adquirido através da forma como fora abordado o conteúdo de
Química, ou seja, através do jogo, 100 % da amostra apontaram que o jogo
facilitou a aprendizagem do conteúdo de forma qualitativa.
CONCLUSÕES
Concluiu-se ao final
desse trabalho que a relevância dos jogos e métodos diferenciados está na
possibilidade de apresentar para o aluno uma nova forma de encarar um conteúdo
que poderia ser abordado de maneira maçante e, através dessa nova visão, incentivá-lo a ser um indivíduo capaz de analisar e
compreender situações químicas que ocorrem no cotidiano com mais facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário