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Aula
prática no Laboratório da E.E.E.P.
Maria
Carmem Vieira Moreira
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ATIVIDADES PARA
PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE
Subprojeto
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Química
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Campus
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Maracanaú
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AÇÃO
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Minicurso
Semana de Química: A Química e sua aplicação na cosmetologia
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ESCOLA(S)
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Escola
Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira
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Responsáveis
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Natália
Bezerra Cabral Freitas; Luana Melka; Tássia Pinheiro de Sousa
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Atividade do
projeto
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Minicurso
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Período da
atividade
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22/05/14
a 23/05/14
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Objetivo da
atividade
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Os alunos participantes da atividade serão
capazes de:
Reconhecer
aplicação da química na indústria cosmética;
Mostrar
o grande mercado de trabalho que a cosmetologia oferece;
Conhecer
os componentes básicos nas fórmulas dos produtos;
Reconhecer
as características específicas sobre os locais de aplicação.
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Tipo de
produção
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TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA
E OUTRAS
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DESPORTIVAS E LÚDICAS
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Descrição da
atividade
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Os
conteúdos administrados serão visualizados pelo data-show. Após toda a aula
teórica os alunos irão ao laboratório onde haverá uma breve explicação de
cada componente do xampu que iremos fabricar.
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Resultados
alcançados
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Apropriação
do conhecimento por parte dos alunos.
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Produto da
atividade
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I.
Plano de Aula: 22/05/14
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II. Dados de Identificação:
Escola:
E.E.E.P.Maria Carmem Vieira Moreira
Professor
(a):Natália Bezerra Cabral Freitas
Professor
(a): Luana Melka
Mini
Curso: A Química e sua
aplicação na cosmetologia
Turma:
1° 2° e 3° ano
Período:
Tarde
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III. Tema:
- Hoje
não se imagina a vida sem cosméticos. Cremes, loções, xampus e uma vasta
gama de produtos fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhões de
pessoas, mas poucos consumidores se dão conta de que sem a química os
cosméticos não existiriam. Os efeitos obtidos pelos cosméticos são
resultados de componentes e reações químicas cuidadosamente estudadas. Na
verdade, a ciência cosmética é extremamente vasta porque trabalha com a
inter-relação de muitas disciplinas, como a química, a dermatologia, a
biologia, a farmácia e a medicina, além de ser diretamente afetada por
hábitos culturais, moda e fatores econômicos.
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IV. Objetivos:
Objetivo
geral: Reconhecer
aplicação da química na indústria cosmética.
Objetivos específicos:
- Mostrar
o grande mercado de trabalho que a cosmetologia oferece,
- Conhecer
os componentes básicos nas fórmulas dos produtos.,
- Reconhecer
as características específicas sobre os locais de aplicação.
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V. Conteúdo:
*
Definições básicas : O que é um cosmético?
E Cosmecêuticos
*
Histórico
*
Classificação dos principais produtos
*
Característica dos principais locais de aplicação
*
Matérias Primas
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VI. Desenvolvimento do tema:
Os conteúdos administrados serão visualizados pelo data-show. Após
toda a aula teórica os alunos irão ao laboratório onde haverá uma breve
explicação de cada componente do xampu que iremos fabricar.
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VII. Recursos didáticos:
Lousa, pincel, data-show , laboratório.
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VIII: Bibliografia: Artigo – Cosméticos: a química da
beleza. Fernando Galembeck e Yara Csordas.
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I.
Plano de Aula: 23/05/14
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II. Dados de Identificação:
Escola:
E.E.E.P.Maria Carmem Vieira Moreira
Professor
(a):Natália Bezerra Cabral Freitas
Professor
(a): Luana Melka
Mini
Curso: A Química e sua
aplicação na cosmetologia
Turma:
1° 2° e 3° ano
Período:
Tarde
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III. Tema:
- Hoje
não se imagina a vida sem cosméticos. Cremes, loções, xampus e uma vasta
gama de produtos fazem parte da rotina de higiene e beleza de milhões de
pessoas, mas poucos consumidores se dão conta de que sem a química os
cosméticos não existiriam. Os efeitos obtidos pelos cosméticos são
resultados de componentes e reações químicas cuidadosamente estudadas. Na
verdade, a ciência cosmética é extremamente vasta porque trabalha com a
inter-relação de muitas disciplinas, como a química, a dermatologia, a
biologia, a farmácia e a medicina, além de ser diretamente afetada por
hábitos culturais, moda e fatores econômicos.
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IV. Objetivos:
Objetivo
geral: Reconhecer
aplicação da química na indústria cosmética.
Objetivos específicos:
- Mostrar
o grande mercado de trabalho que a cosmetologia oferece,
- Conhecer
os componentes básicos nas fórmulas dos produtos.,
- Mostrar
a tecnologia de produção..
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V. Conteúdo:
*Alergenicidade
e toxidez
*
Tecnologia de produção
*
Filtração
*
Embalagem e acondicionamento
*
Empreendedorismo ( participação : boticário )
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VI. Desenvolvimento do tema:
Os conteúdos administrados serão visualizados pelo data-show. Após
toda a aula teórica os alunos irão participar de uma “palestra” com um
boticário sobre o empreendedorismo na cosmetologia.
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VII. Recursos didáticos:
Lousa, pincel, data-show , laboratório.
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VIII: Bibliografia: Artigo – Cosméticos: a química da
beleza. Fernando Galembeck e Yara Csordas.
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