sexta-feira, 17 de julho de 2015

Preparatório para a XVII Maratona Cearense de Química




SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID


ATIVIDADES PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Química
Campus
Maracanaú


AÇÃO
Preparatório para a XVII Maratona Cearense de Química
ESCOLA(S)

Responsáveis
Magna Brandao, Rafaele Sousa; Gilmárcio; Luana Melka; Natália Bezerra;
Mateus Assunção; Tássia Pinheiro de Sousa
Atividade do projeto
Aulas de reforço
Período da atividade
21/07/14 a 12/09/14
Objetivo da atividade

Oportunizar aos alunos do Ensino Médio processos educativos de preparação para
a prova da Maratona Cearense de Química.

Tipo de produção

DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS


Descrição da atividade
Metodologicamente, serão desenvolvidas ações multidisciplinares e contextualizadas, visando o desenvolvimento do conhecimento subsidiadas por referenciais teóricos específicos, conforme Edital da Maratona que está no site: http://www.abq.org.br/ce/

Resultados alcançados
Apropriação do conhecimento por parte dos alunos.
Participação dos alunos da XVII Maratona Cearense de Química.



Produto da           atividade           

PLANO DE AULA 1


1.      TEMA:
     Eletroquímica: Número de oxidação, Reações de oxirredução, Pilhas; eletrólise.

2.      OBJETIVOS:

      •       Reforçar os conteúdos já aprendidos pelos alunos;
      •       Fazer com que o aluno compreenda e desenvolva seus conhecimentos outrora adquiridos através de exercícios.
   
3.      DURAÇÃO:
       A duração da aula será de 1 hora.

               4.   RECURSOS:

Quadro branco;
Pinceis;
Td's com exercícios.

      5.   METODOLOGIA:

Será entregue um resumo geral dos capítulos 03,04 e 05 do livro já utilizado pelos alunos regularmente em sala de aula (QUÍMICA na abordagem do cotidiano Volume 2. Ed. Moderna), incluindo algumas questões do próprio livro e de livros complementares, para melhor compreensão do conteúdo. Durante a aula de reforço iremos relembrar os conteúdos através da resolução de exercícios.


PLANO DE AULA 2

1. ASSUNTO DA AULA
Ligações químicas, Reações químicas.

2. OBJETIVOS GERAL
Reconhecer os principais componentes químicos e entender como ocorrem às principais ligações e reações químicas;

3. OBJETIVOS ESPECIFICOS
      ·         Entender o que é uma ligação química
      ·         Entender, diferenciar e caracterizar as ligações ionica, covalente e metalica
      ·         Prever o tipo de ligação que ocorrerá entre determinados elementos químicos
      ·         Representar pela formula de Lewis
      ·         Representar ligações
      ·         Diferenciar e carcterizar comṕostos ionicos e moleculares
         
4. CONTEÚDOS
     ·         Regra do Octeto
     ·         Ligação Ionica
     ·         Ligação Covalente
     ·         Formula Molecula
     ·         Formula Estrutural
     ·         Exceçõpes da Regra de Octeto
     ·         Ligação Metálica
           
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
Apresentar o conteúdo de forma prática e dinâmica por meio de excercícios de fixação.

6. RECURSOS
Material impresso, quadro branco e pincel

7. AVALIAÇÃO
 Aplicação de exercícios para fixação do conteúdo

8. REFERÊNCIAS
Peruzzo, F.M.;Canto, E, L. Quimica na abordagem do cotidiano, Volume 1 – Química Geral e Inorgânica – São Paulo: Moderna, 2010.

9. LEITURA COMPLEMENTAR
Sites Sobre Química e Ciências



PLANO DE AULA 3
1.                  TEMA:
      Soluções: Características físicas, Classificação, Dissolução; Concentração das soluções, Propriedades coligativas.

2.                  OBJETIVOS:
  • Reforçar os conteúdos já aprendidos pelos alunos;
  • Fazer com que o aluno compreenda e desenvolva seus conhecimentos outrora adquiridos através de exercícios.


3.                  DURAÇÃO:
     A duração da aula será de 1 hora.

          4.          RECURSOS:

        Quadro branco;
        Pinceis;
        Td's com exercícios.

5.       METODOLOGIA:

      Será entregue um resumo geral sobre o assunto e algumas questões do próprio livro            e/ou  de livros complementares, para melhor compreensão do conteúdo.
       Durante a aula de reforço iremos relembrar os conteúdos através da resolução de                 exercícios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário