|
SERVIÇO PÚBLICO
FEDERAL
INSTITUTO
FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
|
|
ATIVIDADES PARA
PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE
Subprojeto
|
Química
|
Campus
|
Maracanaú
|
|||||
|
|
|||||||
AÇÃO
|
Minicurso
Semana de Química: Combustíveis: a energia que se renova
|
|||||||
ESCOLA(S)
|
Escola
Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira
|
|||||||
Responsáveis
|
Edvânio Camurça; Matheus Assunção; Tássia
Pinheiro de Sousa
|
|||||||
Atividade do
projeto
|
Minicurso
|
|||||||
Período da
atividade
|
22/05/14
a 23/05/14
|
|||||||
Objetivo da
atividade
|
Mostrar os tipos de energias a sua
evolução e principal importância na sociedade;
Biocombustíveis:
a sua importância, sua produção com causas e efeitos em no contexto histórico
contemporâneo;
Entender o que é Energia;
Aplicações de Energia;
O que é Biocombustível;
Tipos
e aplicações de Biocombustíveis.
|
|||||||
Tipo de
produção
|
|
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
|
|
ARTÍSTICO-CULTURAIS
|
|
TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA
E OUTRAS
|
||
|
BIBLIOGRÁFICAS
|
|
DESPORTIVAS E LÚDICAS
|
|
|
|||
Descrição da
atividade
|
O
curso será ministrado através de aulas teóricas utilizando recursos visuais
(projetor multimídia) e textos. Serão ministradas perguntas, onde os alunos
deverão implementar aspectos abordados na aula. Exposições/discussões
teóricas serão realizadas em função dos tópicos relacionados ao conteúdo
programático. Uso de laboratório de química para exemplificar algumas
experiências com energia.
|
|||||||
Resultados
alcançados
|
Apropriação
do conhecimento por parte dos alunos.
|
|||||||
Produto da
atividade
|
PLANO DE AULA
PROFESSORES:
Edvânio Camurça e Matheus Assunção
DATA: 22 e
23/05
TURMAS: 1, 2
e 3º Ano
TEMA:
Biocombustíveis, a energia que se renova.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: História, Química, Biologia, Física e atualidades.
CONTEÚDO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1. ASSUNTO DA AULA:
Energia que envolve o mundo com foco
principal nos combustíveis ecológicos;
2. OBJETIVOS GERAIS:
Mostrar os
tipos de energias a sua evolução e principal importância na sociedade;
Biocombustíveis: a sua importância,
sua produção com causas e efeitos em no contexto histórico contemporâneo;
3. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Entender o que
é Energia;
Aplicações de
Energia;
O que é
Biocombustível;
Tipos e aplicações de Biocombustíveis;
4. CONTEÚDOS
Energia e
reações químicas;
Pilhas e
baterias;
Impacto
ambiental do uso de Pilhas;
Os
combustíveis fósseis: petróleo, gás natural e carvão;
Petroquímica;
Impacto
ambiental dos combustíveis fósseis;
Biocombustível
a energia que se renova;
Biodiesel;
Etanol;
Biogás;
Biocombustível:
verdades e mitos;
Energia nuclear: solução ou problema?
5.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O curso será ministrado através de
aulas teóricas utilizando recursos visuais (projetor multimídia) e textos.
Serão ministradas perguntas, onde os alunos deverão implementar aspectos
abordados na aula. Exposições/discussões teóricas serão realizadas em função
dos tópicos relacionados ao conteúdo programático. Uso de laboratório de
química para exemplificar algumas experiências com energia.
6. RECURSOS
Datashow;
Quadro branco;
Pincel;
Vídeo;
Internet;
Computador;
Laboratório;
7. AVALIAÇÃO
Avaliação fixação sobre o minicurso;
8. LEITURA COMPLEMENTAR:
Biocombustível, o Mito do Combustível
Limpo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário