quarta-feira, 22 de julho de 2015

CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS PARA MELHORA E APRIMORAMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA

                     Figura 1 - Slides atomística                                       Figura 2 - Materiais Utilizados


            Figura 3 - Confecção dos modelos                      Figura 4 - Maquetes finalizadas




INTRODUÇÃO

A abordagem ao assunto de Atomística pode apresentar-se de forma cansativa, decorativa ou desinteressante para os educandos. Assim foi cogitado, Confeccionar Modelos Atômicos. O estudo da Química no Ensino Médio explora um nível de abstração bastante elevado, principalmente nos conteúdos referentes à Atomística. Com o intuito de fornecer uma melhor percepção da estrutura atômica, os modelos atômicos confeccionados, juntamente com as aulas teóricas, promovem a compreensão de conceitos químicos interligados à Atomística nos três níveis, macroscópico, microscópico e simbólico. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou confeccionar modelos atômicos que atendessem as necessidades educativas do maior número possível de alunos do ensino regular da Escola . Os modelos atômicos confeccionados, juntamente com as aulas teóricas, promovem a compreensão de conceitos químicos interligados à Atomística nos três níveis, macroscópico, microscópico e simbólico. Promover a interação dos alunos com o assunto de atomística de maneira concreta e de fácil utilização. 

METODOLOGIA

O projeto foi feito em etapas, incluindo partes teóricas, práticas e ilustrativas. Foram desenvolvidos quatro modelos atômicos: Modelo Atômico de Dalton, Thompson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Antes do desenvolvimento dos modelos foi apresentado aos alunos em forma de slide, a parte teórica, o assunto de introdução a atomística. Em seguida, foi feito o levantamento dos materiais a serem utilizados na confecção dos modelos atômicos, Os materiais utilizados para a confecção dos modelos atômicos foram materiais de baixo custo e fácil acesso, tais como arames, bola de isopor, tinta, cola de isopor, entre outros.
Inicialmente teve-se a preocupação de transmitir aos alunos em forma de slide, o conteúdo estudado por alunos do 1º ano, como mostra a figura 1. A figura 2 mostra os materiais de baixo custo utilizados para a confecção dos modelos atômicos. Aparte prática foi iniciada com a elaboração dos quatro modelos escolhidos e mais utilizados em sala de aula como podemos verificar na figura 3. Na figura 4 a maquete contendo os modelos foi finalizada e utilizado nas aulas de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Os modelos atômicos são fáceis de serem desenvolvidas e apresentaram uma boa aceitação por parte do público-alvo. A aula ministrada com os modelos atômicos possibilitou uma melhor compreensão desses modelos, facilitando a aprendizagem dos alunos. Tais modelos utilizam-se da abordagem do nível simbólico, com o intuito de aproximar os alunos do respectivo conhecimento, concedendo uma concretude a conhecimentos abstratos característicos da Atomística.
Enfim, a utilização de modelos didáticos voltados para a facilitação do processo da aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio.

CONCLUSÃO

 Ao término da aula ministrada pelos bolsistas do PIBID, os alunos avaliaram os modelos atômicos utilizados através de uma discussão realizada em sala de aula, onde foi ressaltado a importância da utilização desses modelos para uma melhor compreensão do assunto. O material confeccionado ficou exposto na sala de ciências da escola, ficando assim de fácil acesso para os demais alunos.

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