Figura 3 - Confecção dos modelos Figura 4 - Maquetes finalizadas
INTRODUÇÃO
A
abordagem ao assunto de Atomística pode apresentar-se de forma cansativa,
decorativa ou desinteressante para os educandos. Assim foi cogitado,
Confeccionar Modelos Atômicos. O estudo da Química no Ensino Médio explora um
nível de abstração bastante elevado, principalmente nos conteúdos referentes à
Atomística. Com o intuito de fornecer uma melhor percepção da estrutura
atômica, os modelos atômicos confeccionados, juntamente com as aulas teóricas,
promovem a compreensão de conceitos químicos interligados à Atomística nos três
níveis, macroscópico, microscópico e simbólico. Dentro deste contexto, o
presente trabalho buscou confeccionar modelos atômicos que atendessem as
necessidades educativas do maior número possível de alunos do ensino regular da
Escola . Os modelos atômicos confeccionados, juntamente com as aulas teóricas,
promovem a compreensão de conceitos químicos interligados à Atomística nos três
níveis, macroscópico, microscópico e simbólico. Promover
a interação dos alunos com o assunto de atomística de maneira concreta e de
fácil utilização.
METODOLOGIA
O
projeto foi feito em etapas, incluindo partes teóricas, práticas e
ilustrativas. Foram desenvolvidos quatro modelos atômicos: Modelo Atômico
de Dalton, Thompson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Antes do desenvolvimento dos
modelos foi apresentado aos alunos em forma de slide, a parte teórica, o
assunto de introdução a atomística. Em seguida, foi feito o levantamento dos
materiais a serem utilizados na confecção dos modelos atômicos, Os materiais
utilizados para a confecção dos modelos atômicos foram materiais de baixo custo
e fácil acesso, tais como arames, bola de isopor, tinta, cola de isopor, entre
outros.
Inicialmente
teve-se a preocupação de transmitir aos alunos em forma de slide, o conteúdo
estudado por alunos do 1º ano, como mostra a figura 1. A figura 2 mostra os
materiais de baixo custo utilizados para a confecção dos modelos atômicos.
Aparte prática foi iniciada com a elaboração dos quatro modelos escolhidos e
mais utilizados em sala de aula como podemos verificar na figura 3. Na figura 4
a maquete contendo os modelos foi finalizada e utilizado nas aulas de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os
modelos atômicos são fáceis de serem desenvolvidas e apresentaram uma boa
aceitação por parte do público-alvo. A aula ministrada com os modelos atômicos
possibilitou uma melhor compreensão desses modelos, facilitando a aprendizagem
dos alunos. Tais modelos utilizam-se da abordagem do nível simbólico, com o
intuito de aproximar os alunos do respectivo conhecimento, concedendo uma
concretude a conhecimentos abstratos característicos da Atomística.
Enfim, a utilização de modelos didáticos voltados para a facilitação do
processo da aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio.
CONCLUSÃO
Ao término da aula ministrada pelos bolsistas
do PIBID, os alunos avaliaram os modelos atômicos utilizados através de uma
discussão realizada em sala de aula, onde foi ressaltado a importância da
utilização desses modelos para uma melhor compreensão do assunto. O material
confeccionado ficou exposto na sala de ciências da escola, ficando assim de
fácil acesso para os demais alunos.
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