quarta-feira, 22 de julho de 2015

Projeto de produção de materiais para geração de renda







SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID


ATIVIDADESPARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO GERAL – PIBID IFCE

Subprojeto
Curso de produção de materiais para geração de renda
Campus
Maracanaú


AÇÃO

ESCOLA(S)
Escola Estadual de Ensino Médio Clodoaldo Pinto
Responsáveis
Aryane Pereira Cavalcante, Ana Clara Moraes
Atividade do projeto
O projeto trata da introdução de uma nova oportunidade de desenvolver um empreendimento com alunos de uma escola da rede pública local.

Período da atividade
Setembro/2014 – Novembro/2014
Objetivo da atividade
Introduzir conhecimentos sobre produção de materiais de higiene e limpeza, geração de renda, empreendedorismo e ainda contribuir para redução da evasão escolar.
Tipo de produção
X
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

ARTÍSTICO-CULTURAIS

TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

BIBLIOGRÁFICAS

DESPORTIVAS E LÚDICAS


Descrição da atividade
Na parte teórica foram abordados tópicos relacionados à temática escolhida, que é a Fabricação de Produtos de Higiene Pessoal, e que estão diretamente relacionados ao que os alunos aprendem em sala de aula na matéria de Química. Na parte prática, os alunos foram primeiramente apresentados ao laboratório e a todos os materiais a serem utilizados durante o projeto, materiais esses que vão desde vidrarias até reagentes. Após finalizarmos as abordagens referentes à teoria e a prática, falou-se sobre empreendedorismo, abordando dicas de como obter um bom rendimento em uma produção, além de como calcular custo e o lucro do produto.

Resultados alcançados
Como principal motivo que levou a inserção do projeto na referida escola, está o fato de os alunos terem base para assim poderem começar uma atividade visando o lucro para sua renda familiar.  Desta forma, tornando esses alunos além de estudantes provedores, permitindo que os mesmos não precisem se ausentar da escola para buscar um emprego que por vezes, não está conciliado com o horário escolar. Além de solucionar a problemática da evasão escolar, os alunos tiveram um melhor rendimento no que se refere aos assuntos de Química.
Produto da atividade
Diversos produtos sanitários


Nenhum comentário:

Postar um comentário