segunda-feira, 20 de julho de 2015

O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Minicurso com os alunos do primeiro ano do ensino médio a Escola Adahil Barreto Cavalcante e Bolsista do PIBID.


Alunos do 1º ano determinado a acidez e basicidade de produtos cotidianos com o extrato do repolho roxo.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto implantado na Escola Estadual Adahil Barreto Cavalcante com os alunos do primeiro ano do ensino médio. Com a  reformulação dos PCN’s oficializou o ensino de  ciências da natureza, permitindo a interdisciplinaridade e contextualização da química. Mas para a compreenção e fixação dos conteúdos estudados nessa área, as aulas práticas são essênciais para o aprendizado. Seguindo a ideia que a química é vista como uma ciência que mais polui o ambiente, será  mostrado uma nova perspectiva de aulas práticas de laboratório  através de materiais de baixo custo, fácil manuseio e menos poluentes que os reagentes industriais.  

MÉTODOS

Foi criado  minicursos, destinado a alunos do primeiro ano do ensino médio com duração de quatro semanas por turma, onde eram executados práticas relacionados com os conteúdos abordados no  programa educacional da escola. Visando aulas   práticas de laboratório interativas e divertidas. Trabalhando com uma abordagem mais dinâmica, porém engrandecendo o  conhecimento dos educandos e fomentando sua formação cidadã e ambiental.

CONCLUSÃO

Este projeto favoreceu o uso de aulas práticas com materiais alternativos de baixo custo, fácil manuseio e acessível aos alunos. Permitindo o ingresso desse alunos no contra turno, para colocar em prática  os conhecimentos teóricos adquirido em sala de aula sobre química, mas com uma visão sustentável.

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