Alunos
do 1º ano determinado a acidez e basicidade de produtos cotidianos com o
extrato do repolho roxo.
INTRODUÇÃO
Este
trabalho apresenta os resultados de um projeto implantado na Escola Estadual
Adahil Barreto Cavalcante com os alunos do primeiro ano do ensino médio. Com
a reformulação dos PCN’s oficializou o
ensino de ciências da natureza,
permitindo a interdisciplinaridade e contextualização da química. Mas para a
compreenção e fixação dos conteúdos estudados nessa área, as aulas práticas são
essênciais para o aprendizado. Seguindo a ideia que a química é vista
como uma ciência que mais polui o ambiente, será mostrado uma nova perspectiva de aulas
práticas de laboratório através de
materiais de baixo custo, fácil manuseio e menos poluentes que os reagentes
industriais.
MÉTODOS
Foi criado minicursos, destinado a alunos do primeiro
ano do ensino médio com duração de quatro semanas por turma, onde eram
executados práticas relacionados com os conteúdos abordados no programa educacional da escola. Visando
aulas práticas de laboratório
interativas e divertidas. Trabalhando
com uma abordagem mais dinâmica, porém engrandecendo o conhecimento dos educandos e
fomentando sua formação cidadã e ambiental.
CONCLUSÃO
Este
projeto favoreceu o uso de aulas práticas com materiais alternativos de baixo
custo, fácil manuseio e acessível aos alunos. Permitindo o ingresso desse
alunos no contra turno, para colocar em prática
os conhecimentos teóricos adquirido em sala de aula sobre química, mas
com uma visão sustentável.
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